ACNE: O que é , suas causas e sintomas

A acne é caracterizada pelo surgimento de cravos e espinhas no rosto e no corpo que pode acontecer na adolescência ou até mesmo na fase adulta, sendo mais comum nas pessoas que têm a pele oleosa. Este excesso de oleosidade deixa os poros obstruídos e aumenta a proliferação de bactérias, resultando nos comedões, que chamamos comumente de cravo. Quando ocorre a inflamação, chamamos de espinha.

As condições são classificadas em graus:

• Grau 1 - Acne comedônica, composta por cravos abertos ou fechados. Podem surgir em várias regiões do corpo e do rosto.
  • Grau 2 - Acne pápulo-postulosa, apresentando lesões dolorosas, avermelhadas e elevadas, podendo ter secreção amarelada no seu interior.
  • Grau 3 - Acne nódulo-cística, lesões nodulares, podendo ter pus no seu interior.
  • Grau 4 - Acne conglobata, lesões maiores e com grande saída de secreção. Tendência à formação de cicatrizes.
  • Grau 5 - Acne fulminante, com grande processo inflamatório na pele, com possibilidade de febre e mal estar. Grande tendência a cicatrizes.

O tratamento vai depender de cada caso. Para evitar a piora, é importante não espremer as espinhas. Havendo manipulação da lesão e a pele não estiver limpa, as bactérias debaixo das unhas podem entrar e formar um cisto.

A Clínica Comunic possui médico Dermatologista em Itajaí que realiza consultas e exames para Acnes. Estamos esperando você para encontrar o melhor tratamento para sua necessidade.